1. Cuide de sua saúde e mantenha uma dieta equilibrada. O nosso cabelo é, muitas vezes, reflexo de nossa saúde.Manter uma dieta rica em proteínas, vegetais frescos e água, acrescido de uma atividade física regular, vai manter não só o seu corpo em boa forma, como vai auxiliar a manter um cabelo forte, saudável e com brilho.
  2. Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo. O cabelo crespo, por sua fisiologia, possui particularidades que diferem dos outros tipos de fibra capilar. Ele é geralmente, oleoso na raiz e seco nas pontas. Por esse motivo, use sempre produtos específicos, que trabalham a hidratação e emoliência da fibra capilar, mantendo a forma natural do fio.

  3. Hidratação profunda. Cabelo crespo deve ser hidratado pelo menos uma vez por semana. Utilize produtos ricos em óleo de oliva, óleo de argan, manteiga de karité, colágeno vegetal e queratina. Esses ativos irão repor nutrientes e auxiliam no tratamento de pontas duplas.

  4. Lave os fios com água fria ou morna. Lavar as madeixas com água muito quente pode ressecar ainda mais, os fios já naturalmente secos. Pode ainda provocar descamação no couro cabeludo.

  5. Shampoo e condicionador. Prefira os shampoos sem adição de sal, pois esses ressecam menos o cabelo e ajudam a restaurar a oleosidade natural. O uso de condicionador é imprescindível, pois além de condicionamento e hidratação eles auxiliam na diminuição do frizz. Evite produtos que contenham em sua composição mineral oil (óleo mineral) e petrolatum (vaselina), pois esses óleos não são apropriados para o cabelo crespo. Prefira produtos com manteigas, óleos naturais e silicones.

  6. Só pentear com pente de dentes largos: após lavar, condicionar e enxaguar os fios, usar um pente de dentes largos para desembaraçar o cabelo, pois eles evitam a quebra dos fios. Aplique um finalizador, desembarace-os com cuidado, iniciando sempre na pontas e chegando a raiz.

  7. Finalizando o penteado: Após lavar e enxaguar os cabelos, use um pente de dentes largos para desembaraçar e depois aplique o finalizador (leave-in, creme de pentear ou ativador de cachos). Prefira os cremes livres de glycerin (glicerina), mineral oil (óleo mineral), petrolatum (vaselina), pois esses ingredientes, se depositados no cabelo e os fios ficarem expostos ao sol, pode causar danos capilares.

  8. Modelagem e penteados: para fitagem e modelagem de cabelos crespos e cacheados, invista em finalizadores que contenham óleos vegetais, manteigas e silicones apropriados para cabelo crespo. Esses produtos pode ser adicionados de um pouco de gel. Essa mistura dará uma efeito de “after day” mais prolongado. Utilize os dedos em fitas para fazer a modelagem, coquinhos, trança de dois ou a técnica que lhe for mais apropriada para finalização.

  9. Não reaplique produtos no cabelo sem antes lavar: Essa é uma prática que danifica os fios. O acúmulo de produtos pode deixar os cabelos opacos e sem vida. O cabelo crespo pode ser lavado todos os dias, desde que os produtos utilizados para isto sejam apropriados para o tipo de cabelo.

  10. Seja feliz com o cabelo que você ganhou de presente: crespo, cacheado, black, com volume, sem volume, alisado, natural, não importa, você é linda e seu cabelo é lindo!

Cleomara Silvão
Farmacêutica
Especialista em desenvolvimento
de produtos cosmétcos

Postado em News por

Micael Silveira